No artigo anterior, “Que tipo de flecha é você?“ (acesse aqui se você não leu o artigo anterior), refletimos sobre a característica paternal de Deus.
Agora pense: para qual objetivo você cria seus filhos (ou criará, se ainda não tem filhos)?
Nenhum pai cria seus filhos para permanecer no mesmo estado desde criança até a vida adulta. O pai prepara!
Esse caminho de preparação, desde o nosso novo nascimento na fé, até a maturidade Cristã será nosso objetivo de reflexão de hoje.
Qual o nosso papel como filhos nesse caminho de amadurecimento?
Nossa trajetória de vida com Deus passa por fases de desenvolvimento, como é o nosso crescimento.
É importante ressaltar que quanto mais intimidade, conhecimento temos do Pai, mais Ele exige de nós uma postura condizente com seus ensinamentos.
A primeira fase: o novo nascimento
Em II Coríntios 5.16-17, sabemos que fomos transformados através da morte de Jesus Cristo. Ao reconhecê-lo como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos novas criaturas.
“¹⁶ Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. ¹⁷ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
2 Coríntios 5.16-17
A primeira fase é marcada pela transformação. É o processo de deixar o “velho eu” e tornar-se a nova criatura em Cristo. Depois de renascermos, então precisamos de firmeza para crescermos.
A segunda fase: tome a sua cruz
As Crianças são como “esponjas” no inicio da fase de aprendizagem. É incrível como elas observam e repetem nossos atos e palavras.
Assim, Jesus já nos mostrou o caminho que devemos seguir para amadurecermos, e esse caminho está em Lucas 9.23:
“²³ E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
Lucas 9:23
A segunda fase do desenvolvimento é marcada pela renúncia. A renúncia do tratamento cômodo que tínhamos quando crianças, da alimentação infantil, das coisas infantis.
Você já conhece o caminho, já foi mostrado a você. Cabe a você segui-lo a partir de agora!
Já vimos que a medida que o nível de maturidade cresce, nossas renúncias também aumentam, não é? E aqui vem a terceira fase: a “idade adulta”.
A terceira fase: morra para o mundo
A terceira fase do seu desenvolvimento cristão é a maturidade. É estar totalmente nos braços do Pai e saber que o amor a Ele e dEle é a coisa mais importante que você pode ter em sua vida.
“²⁴ Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. ²⁵ Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? ²⁶ Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.“
Lucas 9.24-26
A vida cristã exige renúncias
Exige renunciar o seu ego e colocar sua vida nos braços do Pai e ter ousadia para seguir a Cristo haja o que houver. Ao seguirmos o exemplo de Cristo, temos a certeza de um destino glorioso:
“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.”
Romanos 8.17-18
Essa é a única certeza que devemos ter, que o amor dEle não nos deixará:
“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 8.37-39
Deus quer mudar a sua vida
Estou aqui para te apoiar, se você precisa de apoio de oração, utilize o campo de comentários abaixo (os comentários são moderados, caso não queira que seja divulgado, só eu vou ler), ou envie um e-mail para mauricio@voaremcristo.com
Apoie o voar em cristo
Você pode nos apoiar enviando um artigo/testemunho para ser publicado, ou pode enviar uma oferta.
Sua oferta será convertida em investimentos para divulgação do projeto através de anúncios online.
Fique em paz e com Deus!
2 comentários a “Tome a sua cruz”
Muito boa mensagem. Deus é sem dúvida um Pai bondoso. Que Deus continue te abençoando Maurício.
Ele é nosso Pai bondoso, supremo e soberano. Digno de adoração pois Ele é!