Seguindo a mesma linha do artigo “Se der fruto, ficará” (leia aqui se você ainda não o fez), tenho observado que nos dias de hoje fala-se muito do Jesus “Cordeiro” e pouco do “Leão”.
Devemos nos lembrar sempre da identidade do nosso salvador. Ele já veio a este mundo, já morreu e ressuscitou, hoje vive e reina com o Pai. Um dia, que acredito ser muito em breve, virá para derrotar o mal de uma vez por todas. Isso é um medo ou uma esperança para você?
Por quem você está esperando?
No Antigo Testamento vemos diversas promessas ao povo de Israel sobre a vinda do Messias. Jesus cumpriu-as uma a uma. Mesmo assim, seu próprio povo O rejeitou.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.“
Isaías 9:6
“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta.”
Zacarias 9:9
“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.”
Isaías 53:5-7
Esses trechos da palavra são alguns exemplos das profecias que anteviram a vinda de Jesus Cristo.
Jesus: o cordeiro
Durante seu ministério, Jesus transmitiu todos os ensinamentos do evangelho aos seus discípulos e a todos quantos estavam dispostos a ouví-lo e reconhecê-lo como o salvador.
Jesus veio para tomar os pecados de todos, sem exceção. Ele foi a expressão máxima e absoluta de amor. Durante Sua vida terrena, ensinou com palavras e atos que:
“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
Mateus 22:36-40
Por amor, Ele fez o necessário para nos salvar. Sem Ele, estaríamos destinados à condenação eterna.
Entretanto, não se deixe enganar, a obra de Cristo não se resume aos acontecimentos narrados nos evangelhos. A outra parte da identidade de Cristo é o triunfo!
Jesus: o leão
²¹ Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. ²² Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. ²³ Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. ²⁴ E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. ²⁵ Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. ²⁶ O último inimigo a ser destruído é a morte. ²⁷ Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. ²⁸ Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
1 Coríntios 15:21-28
O primogênito dentre os mortos. A ressurreição de Cristo representa o triunfo perante a morte. E esse triunfo tem um enredo magnífico, e que está presente em muitas profecias e revelações que vemos sendo cumpridas em nosso tempo presente.
O Leão ruge! E Ele vem para trazer juízo e justiça! Ao mesmo tempo que Ele é o símbolo máximo de amor, o sacrifício perfeito, Ele é Aquele que trará em Seus ombros o juízo quando o dia do Senhor chegar.
Isso tem sido uma esperança ou um motivo de preocupação para você?
Se isso é motivo de preocupação, ainda há tempo de corrigir seus caminhos e buscar a santidade.
A amor de Deus está disponível e acessível ao alcance de uma oração! O Cordeiro já morreu por você, não espere o dia do juízo para reconhecer isso. Portanto:
4No entanto, contra você tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. 5Portanto, lembre‑se de onde caiu! Arrependa‑se e faça as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. 7Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Àquele que vencer darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Apocalipse 2.4,5,7
Essa é a nossa esperança! Maranata!
3 comentários a “Que era, que é, e que há de vir”
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?
Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:50-57
Volta Logo, Senhor!
Ter a certeza que Jesus voltará é um alívio, ufa! O momento é de santificação!(Am 4.12b)
Parabéns pela reflexão Maurício. A Paz 🕊️
Sim, Inês! Maranata!