Voar em Cristo

Existem alguns textos na Bíblia que trazem um certo “desconforto” ao lermos. Alguns deles trazem profundas reflexões sobre o que somos ou o que temos feito. E alguns tem afirmações tão sérias que nos colocam em cheque com nós mesmos, como é o caso dessa passagem:

“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!”

Matheus 7.22-23

Sempre que me deparava com esse texto questionava a Deus o que isso queria dizer. Na minha cabeça, profetizar, promover milagres, expulsar demônios só seria possível sob tremenda devoção à Deus.

Foi ai que comecei a refletir sobre a história de Sansão

Do capítulo 13 ao 16 do livro de Juízes, encontramos a história de Sansão.

Sansão era um nazireu, isto é, um jovem consagrado. Pela Lei de Moisés, os nazireus tinham uma série de restrições enquanto durasse sua consagração, como não beber vinho ou bebida forte, não cortar os cabelos e não ter contato com cadáveres.

Nesse trecho da Bíblia, são narrados diversos feitos de Sansão, enaltecendo principalmente a força física que ele demonstrava quando era apossado pelo Espírito do Senhor. Feitos como: matar um leão com facilidade apenas com as mãos e guerrear e matar mil homens apenas com uma queixada de jumento.

Sansão se mostrou um grande guerreiro

Contudo, no capítulo 14 já fica evidente que Sansão, intimamente, não estava com o coração voltado para seu propósito de vida, sua consagração ao Senhor. Para mim, isso se torna evidente quando ele busca para si uma esposa em meio aos filisteus, justificando ele: “porque ela agrada aos meus olhos”. Fato que estava em desacordo ao que Deus ordenara a seu povo em Êxodo 34:

“¹² Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti.”

Êxodo 34:12

No capítulo 16, Sansão se envolve com uma prostituta em Gaza e depois é relatado que ele se apaixona por Dalila, que morava no vale de Soreque. O desfecho da história você provavelmente sabe: Dalila cede ao suborno dos governadores das cidades filistéias, descobre sobre o nazireado de Sansão e corta seu cabelo. Sansão perdeu suas forças, os filisteus o pegaram e furaram os seus olhos. Então o levaram para Gaza e o prenderam.

Ao fim da história, Sansão clama a Deus por força uma última vez e se vinga dos filisteus, derrubando a casa com os príncipes e muitos homens e mulheres.

Onde está o seu coração?

Sansão era um homem separado, consagrado ao Senhor desde o seu nascimento. Porém, o seu coração estava em relacionamentos impuros, em um impulso por satisfazer seus desejos sexuais, e isto levou à sua ruína.

Ao final da história de Sansão, os grandes feitos que foram realizados durante sua vida pouco importavam. A salvação dele só poderia vir de um lugar: do alto, de Deus.

Você pode achar que os grandes feitos que tem acontecido na sua vida são o suficiente. Sucesso nos negócios, relacionamentos bem sucedidos, aquele cargo que você tanto almejava.

Mas como está sua relação com Jesus? Vocês conversam diariamente? Seu coração está aberto para Ele? No seu íntimo, onde está o seu coração?

Cuidado para os grandes feitos não inflarem sua vaidade. Esvazie-se de si, encha-se dEle.

4 comentários a “Onde está o seu coração?”

  1. Esta mensagem nos leva a entender com clareza o Salmo 24, quando do salmista pergunta “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?”
    Ele mesmo responde então:”Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
    Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.Salmos 24:3-5
    Logo,não basta termos boas intenções e estar com as mãos limpas, é preciso também ter um coração puro, purificado pelo sangue de Jesus Cristo, vertido por nós na Cruz do Calvário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junte-se a nós

Escreva seu artigo ou reflexão e encaminhe para:

mauricio@voaremcristo.com