Voar em Cristo

Ninguém disse que seria fácil.

Isso mesmo! Caminhar com Deus, seguir a Jesus enquanto somos humanos, seres pecaminosos, é uma tarefa árdua. E se alguém te diz o contrário, é engano!

(Sugiro ouvir enquanto termina a leitura)

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”

Lucas 9:23

― Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo é o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Mas estreita é a porta e apertado é o caminho que leva à vida, e são poucos os que a encontram.

Matheus 7:13-14

Negar-se a si mesmo é uma escolha diária que devemos fazer. Carregar a nossa cruz também! Apesar de ser um trabalho árduo, Jesus nos prometeu que não estaríamos sozinhos, e que o Espírito Santo estaria conosco como consolador enquanto aguardamos a sua volta (Maranata!).

Todos nós temos uma cruz para carregar

A maioria das pessoas vão à igreja, ou procuram a Deus em virtude de alguma necessidade. Por vezes alguma doença, ou situação financeira, ou alguma situação difícil com algum familiar. Os casos são muitos.

Entenda: Deus é Deus. Isso quer dizer que Ele pode sim curar, ou fazer reviravoltas extraordinárias na sua vida após você se prostrar aos pés dEle. Mas Ele ser Deus também quer dizer que Ele pode agir no futuro, ou pode não te tirar daquela situação. Para quem só procurar um favor de Deus, e não a sua presença, ler isso pode ser frustrante. Se isso te frustra, reveja seus pensamentos acerca dEle. Ele é Deus, não você.

Isso também quer dizer que glorificá-lo e querer se aprofundar em conhecimento mesmo diante de situação difíceis representa o caminhar com a sua cruz nas costas. É pesado, mas ela em algum momento vai se fazer útil! Útil para a sua vida, útil para a vida de outros, e um instrumento de Deus para agir. E isso tudo para a glória dEle. Se você não recebeu a resposta para o seu problema, persevere em fé! Se permita ser usado por Deus na sua dificuldade, certamente frutos serão gerados a partir disso.

A perseverança vai muito mais além do que ir aos cultos de domingo, levantar as mãos, chorar nos louvores ou viver uma vida de Cristão “instagramável”. É lutar contra a carne e seus espinhos.

Assim como Paulo registra em 2 Coríntios 12:

“7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.”

2 Coríntios 12.7-8

Mas o Apóstolo não deixa claro do que seria esse espinho. Alguns teólogos dizem ser um tipo de enfermidade, outros acreditam ser a perseguição sofrida por ele. Contudo, todos os casos são baseados em coisas incômodas que, ao entendimento do autor, tinham a função de lembrá-lo da sua natureza humana e não se ensoberbecer.

Da mesma forma, pode ser que você esteja vivendo com um espinho agora. Talvez um pecado antigo que você tem que se esforçar muito para lutar contra ele. Pode ser que esse espinho seja perseguição por alguma outra pessoa que deseja o seu mal; ou até mesmo uma situação de saúde ou financeira.

O incômodo nos faz ficar inquietos para mudar essas situações. Como Paulo, imploramos a Deus por várias vezes para que tire de nós esse espinho. E a resposta está no versículo 9:

9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.”

2 Coríntios 12.9

Portanto, persevere! Mesmo que a cura não venha agora, mesmo que a solução financeira não chegue no tempo que você quer, mesmo que você se sinta ainda atraído pelo seu pecado, persevere! Lembre-se que o poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Que Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junte-se a nós

Escreva seu artigo ou reflexão e encaminhe para:

mauricio@voaremcristo.com