Voar em Cristo

A essência é maior que a maldição

Você conhece a história de Corá?

Em Números 16 encontramos uma história de rebelião.

Liderados por Corá, Datã e Abirão se rebelaram contra Moisés e Arão.

Vamos recordar essa fase da história: o povo de Israel havia sido liberto da escravidão do Egito e rumava seu caminho pelo deserto em direção à terra que Deus havia prometido a eles.

Deus fez grandes maravilhas, como você pode lembrar se conhece a história: as pragas que jogou sobre o Egito, o Mar Vermelho que se abriu para que Israel passasse, a nuvem e a coluna de fogo que os guiavam pelo deserto. Contudo, a reação desses homens foi essa:

12 E Moisés enviou a chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos; 13 porventura, pouco é que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares neste deserto, senão que também totalmente te assenhoreias de nós? 14 Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campos e vinhas em herança; porventura, arrancarás os olhos a estes homens? Não subiremos.”

Números 16.12-14

Mas em Números 26.11 fica claro que:

9 E os filhos de Eliabe: Nemuel, e Datã, e Abirão; estes, Datã e Abirão, foram os chamados da congregação, que moveram a contenda contra Moisés e contra Arão na congregação de Corá, quando moveram a contenda contra o Senhor; 10 e a terra abriu a sua boca e os tragou com Corá, quando morreu a congregação; quando o fogo consumiu duzentos e cinquenta homens, e foram por sinal. 11 Mas os filhos de Corá não morreram.

Números 26.9-11

Quem eram os filhos de Corá?

Os Coralitas eram da descendentes de Levi. Se você conhece um pouco da Bíblia vai lembrar que estes eram os responsáveis pelos serviços do Tabernáculo.

31 Estes são, pois, os que Davi constituiu para o ofício do canto na Casa do Senhor, depois que a arca teve repouso. 32 E ministravam diante do tabernáculo da tenda da congregação com cantares, até que Salomão edificou a Casa do Senhor em Jerusalém; e estiveram, segundo o seu costume, no seu ministério.”

1 Crônicas 6.31-32

O que aconteceu com eles?

Depois da morte de Corá por conta de sua rebelião, sua descendência foi lembrada pelo ato de seu patriarca durante muito tempo.

Dá pra imaginar o preconceito que o restante do povo tinha sobre eles, né?

Mas apesar do erro de Corá, seus filhos serviram com louvores à Deus e compuseram alguns dos Salmos mais magníficos de adoração.

E alguns desses Salmos você deve cantar até hoje!

1 Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus. 2 Seu santo monte, belo e majestoso, é a alegria de toda a terra.” Salmos 48.1-2

1 Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” Salmos 42.1-2

“11 Por que te abate, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” Salmos 42.11

Corá pode ter se rebelado, porém a essência da adoração permaneceu em seus filhos.

Mas o que isso tem a ver com você?

1ª Lição: Os erros da sua família não determinam quem você é ou quem você pode ser, convém a você escolher seu caminho;

2ª Lição: A chave para vencer as adversidades, preconceitos, dogmas e marcas que outras pessoas tentam te colocar (e que muitas vezes você acredita) é uma só: a adoração.

Para finalizar, vou deixar uma música que cita um desses Salmos, mas na voz do Adhemar de Campos para você escutar (e adorar) onde estiver agora.

Deus quer mudar a sua vida

Estou aqui para te apoiar, se você precisa de apoio de oração, utilize o campo de comentários abaixo (os comentários são moderados, caso não queira que seja divulgado, só eu vou ler), ou envie um e-mail para mauricio@voaremcristo.com

Alcance mais pessoas

Se você tem um testemunho, ou uma reflexão que Deus colocou no seu coração para compartilhar e quer ver ela publicada aqui no Blog, basta enviar um e-mail para mauricio@voaremcristo.com

Fique em paz e com Deus!

5 comentários a “A essência é maior que a maldição”

  1. Que incrível ter a certeza através da palavra de Deus, que minha vida não está firmada nos meus antepassados e em suas atitudes pecaminosas e talvez, nunca convertidas.
    A adoração é a chave pra abrir a porta que Jesus pode entrar em meu coração.
    Quando estou oprimida ou longe da presença Dele, lembro que estou falhando em adoração..

  2. A Deus toda honra e glória, sempre, amém. Que reflexão maravilhosa!Como vc disse Maurício, a escolha é nossa. Eu escolhi o caminho da Vida(Jesus), o de crer na fidelidade de Deus as suas promessas. E foi a melhor escolha que fiz na vida, porque define quem eu sou: Filha de Dele! Qto ao louvor de Adhemar de C., “Grande é o Senhor”, é inesquecível, marcou muito minha juventude. Ôh glória!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junte-se a nós

Escreva seu artigo ou reflexão e encaminhe para:

mauricio@voaremcristo.com